FacebookRSS feed

Agrotec

Produção de Açúcar no Brasil regista descida

canadeacucarO volume de açúcar de cana processada nas fábricas da região Centro-Sul do Brasil, que é uma das maiores produtores do país, já mostrou sinais de uma descida da produção. A meio de novembro, a quantidade processada era de 23,12 milhões de toneladas enquanto que nas mesmas datas de 2013 foram processadas 32,31 milhões de toneladas, o que supõe uma descida de 28,5%, de acordo com os dados da União Brasileira de Indústrias de Cana de Açúcar (UNICA). É a primeira vez que o volume acumulado do açúcar processado é inferior ao registado na campanha anterior.

Também é significativa a redução do volume de açúcar que se está a produzir no Brasil, que a 15 de novembro já tinha encerrado 82 plantas de transformação contra as 31 do ano anterior.

A descida da produção é consequência de uma menor produtividade. Esta foi negativamente afetada pela seca no início e durou até meados da campanha. De acordo com o inquérito realizado pelo Centro de Tecnologia da Cana (CTC), a produtividade das plantações de cana de açúcar colhidas no Centro-Sul do Brasil em outubro ascendeu a 67,0 toneladas por hectare contra as 73,6 toneladas por hectare registadas no mesmo período de 2013 (redução de 9%). O rendimento médio desde o início da campanha até finais de outubro foi de 74,9 toneladas por hectare, registando uma descida de 7,75% relativamente ao mesmo período do ano anterior, que se chegou a 81,2 toneladas por hectare.

Os resultados previstos em baixa na produção de açúcar de cana contrastam com as boas previsões de açúcar de beterraba da UE, onde se espera uma elevada produtividade.

Ler aqui.