FacebookRSS feed

Agrotec

Primeira edição da Fresh Food Logistics acontece em simultâneo com a Fruit Attraction

A primeira edição da Fresh Food Logistics, uma nova feira Internacional de logística, mobilidade, TI e gestão da cadeia de refrigeração de alimentos frescos, acontece em simultâneo com a conceituada Fruit Attraction, que se realiza entre 20 a 22 de outubro, no Salão 2 do IFEMA, em Madrid.

Fruit Attraction

Num momento em que o setor de logística tem demonstrado todo o seu valor estratégico na economia para fornecer alimentos durante a situação excepcional causada pelo Covid-19, o IFEMA está a realizar esforços gigantescos para fornecer aos governos locais e regionais todos os recursos, infraestrutura e serviços necessários. 

O hospital de emergência que foi criado, em colaboração com os fornecedores, serve para atender mais de 5 000 pacientes e abrigar 1 500 pessoas sem-abrigo, de acordo com o seu compromisso com a sociedade e a comunidade empresarial. O IFEMA está comprometido em voltar ao normal o mais rápido possível e contribuir para reabrir o local da feira como um recurso que ajudará a restaurar e fortalecer as relações comerciais, pessoais e internacionais quando isso for mais necessário.

Tal motivou o lançamento da Fresh Food Logistics, que irá servir como um centro comercial para todos os atores ligados ao transporte e logística refrigerada da supply chain para produtos frescos (carne, aves, peixes, frutos do mar, laticínios, frutas e legumes, ovos, tortilhas, pão, salsichas, entre outros) e produtos perecíveis congelados. Pela primeira vez, um evento especializado exclusivo será lançado na União Europeia para profissionais e especialistas em comércio, incorporando todas as soluções de logística e mobilidade para a indústria de alimentos perecíveis, reunindo toda a cadeia alimentar, desde a origem ao consumidor.

Este novo espaço para reuniões internacionais incluirá soluções para ar condicionado e instalações de conservação e armazenamento; recipientes refrigerados e isotérmicos; sistemas de processamento, manuseamento e embalagem de alimentos frescos; sistemas de controlo de temperatura de transporte refrigerado; serviços e operadores de logística; transporte refrigerado e equipamentos de refrigeração relacionados, tecnologias e cadeia de refrigeração de automação; equipamentos e sistemas de controlo de qualidade; instalações de refrigeração, equipamentos de refrigeração e controlo de temperatura para distribuição e soluções de transporte para entrega de alimentos e comércio eletrônico de alimentos.

O evento é destinado a profissionais do comércio, usuários e compradores de todas essas soluções. O perfil habitual de visitantes da Fruit Attraction, chefes de compras das redes mundiais de supermercados, principalmente da Europa, também poderá visitar o evento para ver soluções de transporte e logística refrigeradas para a cadeia de abastecimento de produtos frescos. Também ocorrerá simultaneamente a Fresh Food Logistics Summit, um grande congresso monomático organizado pela Alimarket a 20 de outubro, no IFEMA South Auditorium.

A Fruit Attraction 2020, a principal feira internacional de comercialização e distribuição de produtos de frutas e vegetais, espera mais de 2 000 expositores e 95 000 visitantes de 140 países.

Um setor em crescimento

A logística refrigerada para produtos frescos é um dos grandes desafios enfrentados pela indústria alimentícia, para distâncias curtas, médias e longas, exigindo garantias máximas em relação à rastreabilidade, qualidade, eficiência, gestão de margens, compromisso ambiental, sustentabilidade, entre outros.

Um dos fatores que incentivam esta tendência é o aumento da população mundial que, juntamente com o desperdício de alimentos devido à sua rápida deterioração, significa que precisamos de meios para fazer com que os alimentos durem mais. A mudança nos hábitos de compra do consumidor também influenciou. A inovação e os constantes avanços tecnológicos do setor exigem feiras especializadas, onde as empresas podem apresentar, explicar e comercializar todas essas soluções