FacebookRSS feed

Agrotec

Previsto aumento do preço do leite em Abril na UE

leiteO sector pecuário comunitário recebeu, em Março,  um preço médio pelo leite de 34,41 euros por cada 100 quilos. Embora este valor seja 0,33 inferir que o praticado em fevereiro, é 0,66 euros superiores ao de Março de 2012, ou sejam, dois por cento mais alto.

No primeiro trimestre de 2013, o preço médio do leite na União Europeia manteve-se estável. Algumas empresas, como as alemãs Humana, Nordmilch e Müller, e a belga Milcobel não alteraram o valor nos últimos meses. No entanto, outras subiram ou baixaram o mesmo, como é o caso das holandesas DOC KAAS e a Friesland Campina, que reduziram o preço em dois euros cada 100 quilos, enquanto as irlandesas Kerry e Glanbia aumentaram em três euros.

A previsão, porém, é que o preço aumente em Abril, apesar de este ser o mês em que tradicionalmente os preços sejam os mais baixos de todo o ano por coincidir com a subida de produção sazonal. Algumas empresas anunciaram aumentos, que oscilam entre 0,77 e 1,44 euros por cada 100 quilos, como as holandesas DOC/KAAS e a Friesland Campina, a sueco-dinamarquesa Arla e a britânica Dairy Crest. Na França, o Mediador de contratos recomendou uma subida de 2,5 euros para todo o ano de 2013.

Na Nova Zelândia, em Março, o valor do leite atingiu 29,75 euros por casa 100 quilos, o que supõe um aumento de 0,53 euros, devido à descida do euro frente ao dólar neozelandês. Nos Estados Unidos, o preço do leite de classe III baixou até os 33,84 euros, cada 100 quilos.

Fonte: Agrodigital (via Confagri)