FacebookRSS feed

Agrotec

Previsões agrícolas apontam para aumento da produção de pêra e maçã

As previsões agrícolas a 30 de Setembro apontam para aumento na produção de pêra da ordem dos 75 por cento, recuperando os níveis de produção anteriores à atípica campanha de 2012.

Também se registam aumentos significativos de produção de maçã, com mais 25 por cento, que previsivelmente terá a melhor campanha do último quinquénio, e no rendimento unitário da castanha, mais 15 por cento.

Com tendência contrária, e por ter sido bastante afectada por condições climatéricas adversas, a amêndoa deverá apresentar diminuições de produção na ordem dos 40 por cento. No que diz respeito à campanha vinícola, a produção de vinho deverá registar um aumento de 10 por cento face a 2012, situando-se aproximadamente nos 6,7 milhões de hectolitros.

Quanto às culturas de Primavera/Verão, espera-se mais um excelente ano no milho, com a produtividade média a alcançar previsivelmente as 9,4 t/ha. Já no tomate para a indústria, a cultura foi afectada pelas elevadas temperaturas na altura da floração, prevendo-se uma quebra de produção de 20 por cento face à campanha anterior.

Para ler aqui e aqui.