FacebookRSS feed

Agrotec

Premiado GPS português que deteta árvores prontas para colheita

olivalManuel Penteado, aluno de mestrado do Instituto Superior de Agronomia (ISA) da Universidade de Lisboa, foi distinguido com o 3.º lugar do prémio europeu Farming by Satellite, promovido pela Agência do GNSS Europeu, responsável pelas atividades de navegação por satélite na Europa.

“Desenvolvemos um estudo de deteção remota para o montado de sobro através do cálculo do índice de vegetação e obtivemos bons resultados na gestão, a partir dessa base trata-se de transformar, na prática, como seria para os agricultores a operação da colheita”, explicou hoje à agência Lusa Manuel Penteado.

Detetadas as árvores já preparadas para serem colhidas, através de deteção remota com sensores montados em aviões, o agricultor pode definir um percurso e não perder tempo no seu trabalho de recolha mecanizada ou manual.

“O objetivo foi detetar áreas prontas para serem colhidas e tornar o processo mais eficiente”, através da criação de roteiros específicos, realçou o aluno do ISA.

A ideia proposta permite reduzir os custos de colheita e melhorar a qualidade e valorização do produto final, diminuir o impacte ambiental da atividade agrícola, com a otimização do trajeto das máquinas agrícolas, e tornar o período de colheita mais curto.

Esta operação foi elaborada para olival e montado de sobro, mas “é possível alargar a outras espécies como nogueiras ou amendoeiras”, disse Manuel Penteado, acrescentando que “para o norte de África [esta] seria uma ferramenta muito útil”.

A organização que premiou o trabalho de investigação poderá contribuir com ajuda logística para concretizar o projeto.

Ver premiados aqui.

Fonte: Lusa (via diário digital)