FacebookRSS feed

Agrotec

“Portugueses consomem 4,1 kilos de leguminosas por ano”

Em Portugal o consumo de leguminosas secas tem vindo a manter-se bastante estável nos últimos dez anos, registando um consumo de 4,1 quilos de leguminosas secas por habitante no período de 2010/ 2011. Do consumo total de leguminosas em Portugal no período de 2010/2011, foram consumidos maioritariamente feijão (3,2 Kg/ habitante) e grão (0,9 Kg/ habitante).

Quanto ao auto-aprovisionamento de leguminosas secas apenas 5,9% são referentes ao feijão e 10% a grão, valores que têm vindo a diminuir constantemente desde há vinte anos. Com um elevado grau de auto-aprovisionamento, 30,8%, estão outras leguminosas como ervilhas, favas, grão-de-bico, lentilhas e tremoço.

No Seminário “Importância da Produção e Consumo de Leguminosas em Portugal”, que se realiza hoje, serão apresentados mais dados com o objetivo de motivar o debate sobre as vantagens competitivas da produção e também dos benefícios do consumo destes alimentos em Portugal.

O Seminário é realizado pelo Observatório dos Mercados Agrícolas e decorre no Auditório da Ordem dos Engenheiros, em Lisboa, pelas 14h00.

Conta com a participação do Programa Nacional de Promoção da Alimentação Saudável, da Direção-geral de Saúde, e com a colaboração da Ordem dos Engenheiros. O Seminário conta ainda com   a presença de vários especialistas na matéria: saúde, produção e alimentação infantil.

Retirado daqui.