Portugal é membro da Organização Internacional do Mirtilo

mirtilosPortugal passou a ser membro oficial da IBO – Internacional Blueberry Organization (Organização Internacional do Mirtilo) desde o passado dia 11 de março através da Agim – Associação para os Pequenos Frutos e Inovação Empresarial.

A decisão foi comunicada durante a Cimeira da IBO, que decorreu durante os dias 11 e 12 de março na cidade de Guadalajara, no México, perante mais de 200 participantes de diversos países produtores e comercializadores de mirtilo: Reino Unido, Canadá, EUA, Polónia, Austrália, China, Coreia do Sul, Japão, Nova Zelândia, Chile, México, Peru, África do Sul, Ucrânia e Argentina, entre outros.

Para Sofia Freitas, coordenadora da Agim, a única entidade portuguesa convidada a participar nesta cimeira, “este foi um dia importante para a fileira do mirtilo em Portugal. Portugal, é efetivamente um país que se distingue de todos os outros países produtores de mirtilo, o nosso desafio é grande, somos muitos e pequenos, mas estamos no bom caminhoO nosso país distingue-se de todos os outros produtores de mirtilo, o nosso desafio é grande, temos muitos produtores de pequena dimensão, mas estamos no bom caminho”.

A coordenadora da Agim foi convidada pela organização da Cimeira da IBO a intervir como oradora na conferência com o tema “O estado da cultura do mirtilo em Portugal: desafios e oportunidades”.

A conferência do IBO abordou, durante dois dias, uma análise ao crescimento das plantações de mirtilo a nível mundial, o seu volume de produção, os estudos mais recentes sobre os benefícios do mirtilo para a saúde, uma perspetiva comercial a nível mundial deste pequeno fruto e uma análise completa dos fatores que afetam a produção e as exportações do mirtilo mexicano.

“Conseguimos surpreender os outros países pela nossa dinâmica e pelos projetos e atividades que já realizámos e que iremos realizar”, afirma Sofia Freitas para quem a participação neste evento de âmbito internacional se revelou “uma jornada de muita aprendizagem, muito proveitosa por todos os conhecimentos adquiridos sobre a produção do mirtilo em todo o mundo e por todos os contactos estabelecidos com agentes internacionais desta fileira”.

A IBO é uma organização mundial que reúne especialistas de todo o mundo da fileira do mirtilo. A IBO promove conferências para partilhar e trocar informação sobre o mirtilo, juntando sinergias e aumentando, assim, o conhecimento acerca desta cultura, enfrentar em conjunto os desafios que se apresentam e encontrar soluções e explorar oportunidades.

Em suma, esta organização existe para promover o crescimento e a sustentabilidade da indústria de mirtilo.

Fonte: AGIM.