FacebookRSS feed

Agrotec

Portugal leva recorde de participantes a maior feira do vinho do mundo

Portugal vai ter um número recorde de 140 produtores de vinho na “ProWein”, na Alemanha, feira que o presidente da ViniPortugal classifica como a maior do sector, quando o objectivo é captar a atenção dos consumidores.

O evento tem início no domingo e decorre até terça-feira em Dusseldorf, onde, pela primeira vez, a presença portuguesa vai contar com um pavilhão distinto, «uma prova de fogo», segundo o responsável da ViniPortugal, Jorge Monteiro, que acredita que os produtores nacionais estão «no momento certo de passar para um desafio destes».

«Portugal, até aqui, participava num ”stand” onde ficavam também os franceses e este ano vai ficar num pavilhão autónomo, o que vai constituir uma prova de fogo porque deixaremos de ser visitados por profissionais que estão no percurso da feira e que vão visitar os “stands” franceses, mas vamos ser visitados por aqueles que deliberadamente andam à procura de vinhos portugueses», explicou à Lusa Jorge Monteiro, que referiu que o custo da participação nacional é de 465 mil euros.

Para o presidente da ViniPortugal, entidade responsável pela promoção de Portugal enquanto produtor de vinhos, aquilo que é feito no país «começa a ter alguma imagem» exterior de forma consolidada, salientando que a média de crescimento das exportações tem sido entre quatro e cinco por cento nos últimos 12 anos.

Porém, Jorge Monteiro realçou que, apesar da imagem favorável já desenvolvida junto de jornalistas e profissionais do sector, a barreira do consumidor ainda existe, sendo esse o entrave a ultrapassar no próximo passo.

«Começamos a ter alguma notoriedade, mas há uma barreira que ainda não conseguimos ultrapassar e que, no dia em que o conseguirmos, vai ter um impacto extraordinário», afirmou.

Na semana passada, o Instituto da Vinha e do Vinho (IVV) revelou que as exportações de vinho atingiram 704,8 milhões de euros em 2012, um acréscimo de 7,1 por cento face aos números de 2011 e a primeira vez que foi ultrapassado o nível dos 700 milhões.

http://www.prowein.com/

Fonte: Lusa (via Confagri)