FacebookRSS feed

Agrotec

Portugal é o 3º maior fornecedor de vinho do Brasil

vinhosSegundo dados divulgados pela UVIBRA (União Brasileira de Vitivinicultura), relativos ao ano de 2013, Portugal é o 3.º maior fornecedor de vinhos importados pelo Brasil (não incluindo espumantes), a seguir ao Chile e Argentina.

Apesar de ter sido um ano em que as importações brasileiras de vinho diminuíram 8,4% em volume, passando de 74,2 para 67,9 milhões de litros (não incluindo espumantes).

As importações de vinhos representaram 77,2% do mercado brasileiro (eram 79,8% em 2012), sinalizando um aumento da quota dos “Vinhos Finos do Brasil”, que passaram a ter um peso de 22,8% (eram 20,2% em 2012).

Entre os 5 principais fornecedores do mercado brasileiro, França foi o único país que viu as importações a crescer, em volume e valor. As importações procedentes de Itália foram as que registaram maior diminuição, que foram, no entanto, acompanhadas por um aumento notório do preço.

O Brasil importou em 2013 um total de 9,3 milhões de litros de vinho português (não incluindo espumantes), conferindo a Portugal uma quota de 13,7% nos importados, num mercado que continua, ainda assim, a optar pelos vinhos originários do Chile.

Pode ver a notícia na íntegra clicando aqui.

Fonte:IPVV