FacebookRSS feed

Agrotec

Porto Wine Fest quer “educar” portugueses e estrangeiros para o consumo do vinho

A segunda edição do Porto Wine Fest, certame dedicado à promoção das marcas de vinhos do Porto e Douro, quer contrariar a «falta de educação» vinícola tanto de portugueses como de estrangeiros.

A decorrer até à próxima sexta-feira na ribeira de Gaia, o festival vinícola conta com 25 marcas produtoras de vinho e, segundo Manuel Cabral, presidente do Instituto dos Vinhos do Douro e Porto (IVDP), deverá ultrapassar o número de 32 mil visitantes da primeira edição, caso «o tempo assim o ajude».

«Eu tenho dito muitas vezes, e até tenho sido criticado por isso, que os portugueses conhecem mal o vinho do Porto», disse à Lusa o presidente do IVDP, explicando que «o vinho do Porto foi, desde o início, muito mais vocacionado para os estrangeiros», pelo que louva as «iniciativas diárias de iniciação à prova» patentes neste evento.

Após uma visita aos vários “stands” das marcas produtoras de vinho e restaurantes “gourmet”, Luís Filipe Menezes, presidente da câmara de Gaia e candidato à câmara do Porto, disse aos jornalistas que pretende que «o Porto Wine Fest seja a feira da cerveja de Munique do sul da Europa», pelo que almeja que «daqui a um ano» o evento aconteça nas duas margens do rio Douro.

«Daqui a um ano haverá um concurso de fogo-de-artifício durante uma semana, haverá corridas de Oxford-Cambridge com a nossa canoagem do Sport Clube do Porto e outros clubes a concorrer, haverá eventos e concertos no meio do rio», prometeu ainda Luís Filipe Menezes.

O Porto Wine Fest é uma iniciativa do Turismo do Porto e Norte que decorre até sexta-feira, com demonstrações culinárias, provas de vinho comentadas, aulas práticas de cozinha e degustações de 25 marcas produtoras de vinho do Porto.

Fonte: Lusa (via Confagri)