FacebookRSS feed

Agrotec

Porto luta contra praga do Escaravelho das palmeiras na Foz do Douro

porto_foz_lflickrO escaravelho vermelho, que tem destruído palmeiras em todo o território nacional, atacou as centenárias e classificadas árvores do Passeio Alegre, na Foz do Douro, Porto, mas a Câmara já criou um plano para minimizar os estragos destes insectos naquela zona da cidade.

Este escaravelho, denominado Rhynchophorus Ferrugineus, é uma inquietante praga das palmeiras que entrou em Portugal em 2007, pelo Algarve, e já chegou ao Porto devido à sua rápida dispersão.

O valor do conjunto de mais de 100 palmeiras do Passeio Alegre alinhadas e paralelas à foz do Douro, 63 das quais centenárias e classificadas como Árvore de Interesse Público, levou a Câmara do Porto a implementar há já cerca de um ano um «plano de controlo e prevenção» da praga.

Esta «luta biológica» passa por injetar na coroa da palmeira, através de um tubo preto colocado ao longo do espique (tronco), um produto que não é agressivo e que tem como função «atacar o escaravelho e reduzir os estragos que, em situações normais e sem acréscimo de proteção, eventualmente poderia causar sobre estas palmeiras», adiantou Isabel Lufinha, Engenheira do pelouro do Ambiente da Câmara Municipal do Porto.

Apesar de duas das 102 palmeiras estarem já infestadas, a praga não está ainda a causar estragos que levantem grandes preocupações, adiantou Isabel Lufinha.

Saiba mais aqui.