FacebookRSS feed

Agrotec

Porto e Douro recebem o galardão de destino vínico 2012

O Douro e Porto recebem na quarta-feira o galardão de “Wine village of the year”, ou seja o destino vínico de 2012, pelo maior clube de vinhos do mundo – o sueco Munskänkarn, anunciou fonte ligada ao processo.

Esta distinção, que será entregue no Porto, pode ajudar a projectar os vinhos produzidos na Região Demarcada do Douro em mercados internacionais.

O Munskänkarna é o maior clube de vinhos do mundo sem fins lucrativos, tendo sido fundado em 1958, na Suécia, e contando com 24 mil membros.

Esta associação tem como um dos pilares estratégicos a educação, organizando provas regulares e cursos em mais de 150 delegações, tanto na Suécia como no exterior, com o objectivo de disseminar o conhecimento sobre o vinho.

Há cerca de 20 anos que a Munskänkarna nomeia uma cidade ou uma área como “The Wine Village of the Year”. Em 2012, a associação distinguiu a região do Douro e Porto e, em 2013, promete incentivar os seus membros a viajarem por este território, aprofundando o conhecimento sobre os vinhos aqui produzidos.

Em colaboração com a ViniPortugal e com o Instituto dos Vinhos do Douro e Porto (IVDP), será disponibilizada informação das regiões no site Munskänkarnas, onde serão sugeridos hotéis, restaurantes ou adegas para visitas.

Num comunicado conjunto da ViniPortugal e o IVDP, enviado à comunicação social, é referido ainda que operadores turísticos garantirão a organização de um número de viagens de grupo pela região.

Entre Janeiro e Setembro, verificou-se um crescimento de 7,5 por cento de vendas de vinho português no mercado sueco. Em 2013 a ViniPortugal vai investir 200 mil euros neste mercado.

Fonte: Lusa (via Confagri)