FacebookRSS feed

Agrotec

Perspectivas de médio prazo para os mercados e rendimentos agrícolas: globalmente positivas para 2013-2023

As perspectivas para os mercados de produtos agrícolas da UE são favoráveis para o período 2013-2023, segundo as últimas perspectivas de médio prazo da Comissão Europeia.

A previsão de médio prazo para as culturas arvenses é relativamente positiva, graças à procura mundial sólida e preços firmes dos cereais.

O sector da carne da UE deverá ser apoiado por uma forte procura no mercado mundial, enquanto as perspectivas de recuperação económica também devem permitir um maior consumo na Europa. A carne de aves continuará a ser o segmento mais dinâmico e a carne de porco a preferida pelos europeus, enquanto o declínio do consumo das carnes bovina e ovina deverá continuar.

As previsões para o leite e derivados são favoráveis, tanto no mercado mundial e no doméstico, enquanto se prevê que o sector de queijo seja impulsionado por um mercado mundial dinâmico e crescimento constante da procura interna.

O rendimento agrícola na UE deverá crescer, mais como resultado do declínio contínuo no volume de trabalho, do que devido ao crescimento geral da rendimento.

Fonte:  Europa (via Agroportal)