FacebookRSS feed

Agrotec

PF nº10: Balança Comercial da Fileira com Saldo Positivo pela 1ª vez

PF10 capa-10O ano 2014 vai ficar na história da Agricultura Portuguesa como o primeiro em que se registou um saldo positivo entre o valor das importações e das exportações de Pequenos Frutos. Veja as variações da Amora, Cereja, Framboesa, Groselha, Kiwi, Mirtilo, Morango e Uva de Mesa na próxima edição da rubrica “Mercados” da Pequenos Frutos, suplemento da revista AGROTEC.

Na secção “Pós-Colheita”, o destaque vai para a “Tecnologia Pós Colheita da Uva de Mesa ‘Crimson Seedless'”. A produção de uva de mesa é particularmente exigente em mão de obra em todos os processos de pré e pós-colheita e requer conhecimento especializado de metodologias de colheita, embalagem, refrigeração, marketing e de processos logísticos, que se tornam ainda mais exigentes quando o objetivo é o mercado de exportação.

Na secção “Produção”, o foco vai para o cultivo do morango: “Otimização da aplicação de um bio-estimulante à base de Extratos de Algas na Cultura Sem Solo de Morango”; e para o mirtilo, com um “Ensaio de Cultivares de Mirtilo ao ar livre no Sudoeste Alentejano” e um artigo acerca da aplicação de Gesso Agrícola como aliado na cultura do mirtilo.

Na framboesa, o destaque vai para a entrevista a dois casos de sucesso na produção deste pequeno fruto, em duas diferentes regiões do país.

Destaque ainda para a região de Tarouca e para a realização do I Congresso da Baga de Sabugueiro, um pequeno fruto com uma importância económica e social cada vez maior, apresentando-se como uma alternativa às culturas tradicionais.

A próxima edição da Pequenos Frutos será publicada na edição nº 14 da AGROTEC, juntamente com os suplementos Grandes Culturas e Agrobótica.

Para fazer/renovar a assinatura anual da AGROTEC, ou adquirir a edição número 14, clique aqui.