FacebookRSS feed

Agrotec

Pequenos Frutos foram destaque do 3º Simpósio Nacional de Fruticultura

pequenosA Associação Portuguesa de Horticultura (APH), em colaboração com a UTAD, o Centro de Investigação e Tecnologias Agroambientais e Biológicas (CITAB) e COTHN, levou a cabo o 3º Simpósio Nacional de Fruticultura que decorreu na Aula Magna da UTAD, nos dias 4 e 5 do corrente mês.

Neste evento foram abordados temas atuais da fruticultura, relacionados a produção; proteção das plantas; Políticas, Marketing e Publicidade; Pós-colheita e Biotecnologia e saúde. Foram apresentadas 97 comunicações sobre investigação em fruticultura desenvolvida em Portugal, com especial destaque para o setor da produção, representando 41% das comunicações apresentadas.

Os pequenos frutos mereceram especial destaque, sendo que a respetiva área de produção tem vindo a aumentar de forma considerável no país e constitui, atualmente, motivo de uma certa apreensão quanto ao seu futuro. Por sua vez, na área da proteção das plantas, foram apresentadas novas abordagens aos problemas fitossanitários, numa perspetiva de proteção biológica de conservação. A mesa redonda, com intervenientes da fileira frutícola, demonstrou a evolução operada no setor, aspeto corroborado pelos representantes da grande distribuição.

A qualidade dos produtos e o prolongamento da sua longevidade foram assuntos privilegiados nas sessões de Pós-colheita e conservação e de Biotecnologia e saúde.

O Simpósio Nacional de Fruticultura assume-se cada vez mais como o principal fórum nacional de intercâmbio técnico-científico da fruticultura. Desde a sua primeira edição em 2006 em Alcobaça, tem contado com a participação 220 participantes, de instituições de ensino e de investigação, órgãos governamentais, associações de agricultores, produtores e empresários de toda a fileira frutícola.