FacebookRSS feed

Agrotec

PE: Produtores com menos de cinco mil euros em pagamentos directos não deviam sofrer cortes

Os eurodeputados não acreditam que se possa decidir um corte nos pagamentos directos de 2014 sem uma conclusão das negociações entre o Parlamento Europeu e o Conselho sobre o Quadro Financeiro Plurianual 2014/2020.

Esta posição foi manifestada pelos membros da Comissão de Agricultura do Parlamento Europeu (PE) através de uma informação que também apoia o facto dos produtores que recebem menos de cinco mil euros em pagamentos não sofrerem nenhum corte.

Os eurodeputados defendem que a proposta de disciplina financeira deveria estar em linha com o Quadro Financeiro Plurianual, o que significaria que os cortes dos pagamentos directos em 2014 deviam ser de cerca de 0,748005 e não de 4,981759 por cento, como propõe a Comissão.

Depois de estabelecer um acordo sobre o Quadro Financeiro, a Comissão devia apresentar outra proposta ao PE e ao Conselho com uma percentagem de redução ajustada. Caso não se chegue a um acordo, a diminuição linear não seria necessário, dado que a quantidade disponível par aos pagamentos directos teria como base o orçamento de 2013 com um aumento de dois por cento pela inflação.

O PE debate a proposta de disciplina financeira na próxima reunião agendada para 10 e 13 de Junho.

Fonte: Agrodigital (via Confagri)