FacebookRSS feed

Agrotec

PE defende medidas para regiões como os Açores face ao final das quotas leiteiras

O Parlamento Europeu (PE) aprovou um relatório que defende a adopção de medidas face ao impacto da «queda súbita do preço do leite» em regiões como os Açores devido ao desmantelamento do sistema de quotas em 2015.

O relatório é da comissão de Agricultura e de Desenvolvimento Rural do Parlamento Europeu (PE) e tem como relactor o eurodeputado Herbert Dorfmann.

«O PE exorta a Comissão Europeia (CE), em cooperação com os produtores, as associações de produtores e os organismos de comercialização, a desenvolver imediatamente programas destinados a amortizar o impacto da queda súbita do preço do leite, ocorrido nos últimos anos, como resultado do aumento das quotas de produção, tendo em vista o seu fim», especifica relatório de Herbert Dorfmann.

O documento defende que a CE «acompanhe de perto o desenvolvimento da produção de leite nessas zonas» e «avalie as necessidades específicas das explorações leiteiras em causa», solicitando que seja apresentado ao PE e ao Conselho Europeu, até 01 de Janeiro de 2017, um relatório sobre esta matéria.

Para ler aqui.