FacebookRSS feed

Agrotec

PDR: Candidaturas (re)abrem a 15 de novembro

4365548A ministra da Agricultura e do Mar, Assunção Cristas, anunciou que as candidaturas para o Programa de Desenvolvimento Rural (PDR), que vai suceder ao PRODER, abrem no dia 15 de Novembro.

O anúncio foi feito na “escola de quadros” do CDS-PP, o acontecimento da “rentrée” política centrista que decorre em Peniche, numa intervenção de Assunção Cristas sobre “como a terra e o mar se tornaram políticas ´cool'”.

A ministra da Agricultura anunciou igualmente a aprovação de um diploma para “agilizar a execução do Promar”, o programa operacional da pesca, na quinta-feira, em Conselho de Ministros.

Através desta simplificação, poderão, por exemplo, ser aceites candidaturas antes da atribuição de licenças, mas também de melhor agilização entre serviços, referiu a ministra.

Relativamente ao Programa de Desenvolvimento Rural, Assunção Cristas salientou a importância de ter sido negociado com a União Europeia um «período de transição», uma medida que disse ser inédita e que vai permitir a abertura imediata de candidaturas para este «dinheiro novo».

«Conseguimos convencer a União Europeia devido à nossa elevadíssima taxa de execução», declarou, referindo que a execução do PRODER ultrapassa os 90%, quatro pontos percentuais acima da média comunitária.

Cristas recordou que atualmente as candidaturas estão «em pausa» dada a «avalanche» de 1.600 candidaturas mensais, estando em avaliação se voltarão a abrir. A ministra explicou aos cerca de 150 jovens que participam na «escola de quadros do CDS» que todos os países do mundo, com excepção da Nova Zelândia, subsidiam a agricultura, combatendo a ideia de uma «subsídio-dependência» do setor, uma das questões que lhe foi dirigida.

Ler aqui.