FacebookRSS feed

Agrotec

Parlamento Europeu recusa animais clonados como alimento

parlamento_europeu_voto_votacao_EPAA Comissão de Agricultura do Parlamento Europeu quer participar na decisão da lista inicial de novos alimentos e também poder vetar as novas entradas.

Estas são duas das principais linhas da posição que os eurodeputados adotaram em relação à proposta de regulamento de novos alimentos apresentada pela Comissão Europeia em 2008.

Os eurodeputados apoiam que a nova norma proporcione uma definição clara e sem ambiguidade dos novos alimentos. A definição proposta pela Comissão Europeia deve ser atualizada, incluindo alimentos e ingredientes que têm modificado intencionalmente a sua estrutura primária molecular e os que são formados por microrganismos, fungos ou algas e outros materiais de origem biológica mineral.

Também se deve considerar os novos alimentos que são obtidos por práticas de criação e propagação não tradicionais e que não têm uma história de uso alimentar seguro. Os eurodeputados rejeitam que os alimentos provenientes de animais clonados sejam considerados como novos clientes e pedem a criação de uma regulação independente para os mesmos.

Também consideram que a lista inicial de novos alimentos autorizados deve ser incluinda como um anexo no novo regulamento e ser aprovado tanto pelo Conselho de Ministros como pelo Parlamento Europeu (PE).

No próximo dia 26 de novembro a Comissão do Meio Ambiente do PE pronunciar-se-á sobre este tema.