FacebookRSS feed

Agrotec

Países Nórdicos propõem novas medidas para melhorar Bem-Estar Animal

Suinicultura_600Os Ministros da Agricultura da Alemanha, Holanda e Dinamarca reuniram-se no passado dia 14 de dezembro em Vught (Holanda) para tomarem uma posição comum sobre o bem-estar animal. Entre outras questões, acordaram apoiar a Declaração Europeia a favor de alternativas à castração cirúrgica dos porcos, assim como o incentivo dentro da UE ao apoio à eliminação do corte de rabos naquele animal.

Para além disso, nesta posição comum tomada pelos três países, efetuam-se alguns pedidos à Comissão Europeia, como o desenvolvimento de uma legislação mais moderna e simples mas que não prejudique o bem-estar animal e a regulação de novos aspetos do bem-estar animal, corrigindo as deficiências nas normas atuais. Para além disso, foi pedido também que, nos acordos comerciais entre a UE e países terceiros, seja promovido o bem-estar animal, estabelecendo um marco de condições que os animais têm que cumprir no seu país de origem para poderem ser importados, sejam vivos ou como carcaças.

Outra medida que estes países solicitam é que se constitua uma Plataforma Comunitária de Bem-Estar animal, na qual participem todos os integrantes da cadeia e as autoridades competentes, de forma a promover o bem-estar animal e se fomente o conhecimento e a consciencialização sobre o assunto.

Este documento foi apresentado na reunião do Conselho de Ministros da Agricultura, realizado esta semana e foi recebido de muitas formas diferentes.

Alguns países apoiaram a sua submissão, outros insistiram que, primeiramente, era necessário assegurar o cumprimento das normas já existentes e outros apostavam no melhoramento do bem-estar animal dos produtos importados.

Ler aqui.