FacebookRSS feed

Agrotec

PAC: Governo acredita num aumento das ajudas directas aos agricultores

O Governo português parte para a última etapa das negociações da Política Agrícola Comum (PAC) em Bruxelas convencido que o país, apesar das limitações orçamentais impostas pela Comissão Europeia, vai obter um aumento das ajudas directas aos agricultores.

A convicção foi revelada à TSF pelo secretário de Estado da Agricultura no dia em que arranca a última etapa das negociações da PAC. Poucos minutos antes da reunião do conselho de ministros, José Diogo Albuquerque adiantou que em média os agricultores portugueses deverão conseguir um aumento nas ajudas de cerca de dez euros por hectare.

A confirmar-se, este será um aumento médio. Poderá haver sectores mais penalizados mas José Diogo Albuquerque parte para as negociações determinado a não aceitar cortes que possam originar rupturas. O secretário de Estado da Agricultura aponta como exemplos os sectores do leite e do arroz.

O Orçamento comunitário já aprovado em Bruxelas prevê um corte de 14 por cento na PAC. Portugal deverá receber menos oito por cento o que, pelas contas do Governo, representa cerca de 500 milhões de euros.

Fonte: TSF (via Confagri)