FacebookRSS feed

Agrotec

Ovibeja, de 24 e 28 de abril de 2013

Na próxima edição da Ovibeja, de 24 e 28 de abril de 2013, vai decorrer a 3.ª edição do Concurso Internacional de Azeite Virgem Extra – Prémio Ovibeja. 

O objectivo é promover a qualidade do azeite português e o seu reconhecimento além-fronteiras.

Depois do sucesso das edições anteriores, a entidade organizadora, a ACOS – Agricultores do Sul, pretende que este concurso se transforme numa referência entre os vários concursos de azeite virgem extra do país e panorama internacional.

Por isso os organizadores vão estimular a participação de azeites dos principais países produtores europeus e de outras geografias, nomeadamente dos novos países produtores da América Latina.

Para atestar a qualidade dos azeites, o júri será composto por alguns dos principais peritos de Portugal, Espanha, Itália e Grécia, reconhecidos pelo Conselho Oleícola Internacional.

Os visitantes da Ovibeja serão ainda convidados a provar, em primeira mão, os azeites premiados durante as provas comentadas por especialistas no Pavilhão Vinhos e Azeites.

Na edição anterior, as medalhas de ouro na categoria de Frutado Verde Intenso foram atribuídas a azeites de Portugal, Grécia e Espanha.

Os azeites nacionais arrecadaram as medalhas de prata das categorias de Frutado Maduro, Frutado Verde Médio e Frutado Verde Intenso.
Os 3º lugares foram atribuídos a um azeite chileno, na categoria de Frutado Maduro, e a dois azeites espanhóis, nas categorias de Frutado Verde Médio e Frutado Verde Intenso.

Único certame do género em Portugal, o Concurso Internacional de Azeite Virgem Extra é organizado pela ACOS e conta com o apoio da Casa do Azeite e da Divisão da Competitividade e dos Mercados Agrícolas do Gabinete de Planeamento e Políticas do Ministério da Agricultura.