FacebookRSS feed

Agrotec

Olival é cultura em destaque nas investigações da Universidade de Vila Real

A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), em Vila Real, tem desenvolvido nos últimos anos várias investigações na área da olivicultura com vista à sustentabilidade do sector, aumento da produção e melhoria da qualidade do azeite.

O olival, uma das principais culturas da região transmontana, tem tido um papel de destaque nos trabalhos desenvolvidos pelos investigadores do Centro de Investigação e Tecnologias Agro-ambientais e Biológicas (CITAB) da academia transmontana.

O professor Carlos Correia integra a equipa de investigadores envolvidos no projecto “Coberturas vegetais: a estratégia decisiva na gestão sustentável dos olivais de sequeiro”, liderado pelo Instituto Politécnico de Bragança (IPB) e que contou com um financiamento de 182 mil euros por parte da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT).

De acordo com o responsável, ao longo de quatro anos foram ensaiados dois tipos de coberturas num olival transmontano, um que resultou de uma mistura de leguminosas de sementeira natural e outro consistiu em semear tremoceiro. Neste estudo, as misturas de leguminosas deram resultados «muito melhores em termos produtivos».

Para ler aqui.