FacebookRSS feed

Agrotec

O G. P. P. apresentou a publicação “Agricultura, Silvicultura e Pesca” Indicadores 2012?

boom novembro 2012 009O Gabinete de Planeamento e Políticas apresentou a recente edição da publicação “Agricultura, Silvicultura e Pesca • Indicadores 2012″ que abrange uma compilação da informação mais relevante ao nível dos indicadores estatísticos no domínio do território e clima, agricultura, silvicultura e pesca.

Na Nota de Abertura pode lêr-se:

“A Superfície Agrícola Utilizada (SAU) de Portugal é de cerca de 3,7 milhões de hectares, dos quais 23% são ocupados por culturas temporárias, 19% por culturas permanentes e quase metade por prados e pastagens permanentes.
As explorações agrícolas, pouco mais de 305 mil, em 2009, diminuíram 27% em dez anos.
Contudo, a SAU média por exploração passou de 9 hectares em 1999 para 12 hectares em 2009, sendo de 67,6 hectares no Alentejo e de 5,8 no Norte.”
(…)
“Portugal é autossuficiente em vinho, hortícolas, arroz, ovos e leite, apresenta um bom nível de abastecimento próprio em azeite, carne de ave de capoeira, de ovinos e de caprinos,sendo muito deficitário em cereais.

A dependência do exterior no setor agroalimentar aproxima-se de 85% (peso da produção no consumo aparente), enquanto nos produtos da silvicultura e respetivas indústrias existe um balanço positivo muito relevante.”
Pode consultar o documento na íntegra aqui.