FacebookRSS feed

Agrotec

Nasceu em Idanha-a-Nova a Academia das Ciências do Ambiente

A Academia das Ciências do Ambiente acaba de nascer em Idanha-a-Nova, integrada na Associação N-Light Environment, com sede no Centro Empresarial local.

ambiente

O objetivo consiste em desenvolver soluções viáveis para as problemáticas atuais, nacionais e internacionais, associadas a parâmetros qualitativos e/ou quantitativos da água, do ar, do solo e da energia para deixar uma herança positiva à disposição das gerações futuras.

«O primeiro desafio que lançámos a esta associação é o de trabalhar a problemática da água, não só a sua qualidade, mas também o seu uso eficiente», refere Armindo Jacinto, presidente da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova.

A Academia pretende ser uma instituição de excelência em matéria ambiental que, pela sua notoriedade, resultante da qualidade do trabalho produzido, com o contributo de professores-peritos e especialistas científicos reconhecidos mundialmente, favoreça os seus formandos numa inserção profissional ao mais alto nível.

No futuro, pretende-se que esta instituição receba formandos competentes e motivados a desenvolver, otimizar e validar técnicas e tecnologias inovadoras ou pouco desenvolvidas, favoráveis ao meio ambiente.

A N-Light Environment em Portugal, interligada à sua congénere de França, é presidida por Maurice Fillion-Robin.

A equipa de fundadores inclui ainda o cientista pluridisciplinar Jean-Claude Rodet, Francine Fleury Rodet e Jacques Prunier (vice-presidentes), Alain Merelo-Barbera (secretário), Claire Rouchon (tesoureira) e Liane Burger (diretora do desenvolvimento ético).

Os primeiros projetos previstos incluem:

- O estudo, a experimentação e a eventual validação de uma técnica para otimização da pluviometria local ou regional, utilizando antenas de ressonância, favorecendo a transformação da humidade atmosférica no estado gasoso para a estado líquido, isto é, em gotas de água;

- Promover o aumento do teor em húmus dos solos agrícolas, conduzindo ao aumento da capacidade de fixação de carbono atmosférico, designadamente, com recurso a um complexo de microrganismos naturais;

- Criação de um laboratório móvel de análises da água e solos, a ser colocado à disposição dos agricultores.

Num futuro próximo, está prevista a criação da N-Light Educação, uma vez que a N-Light Environment considera que a educação é um pilar essencial para complementar os seus objetivos, nomeadamente oferecer às gerações futuras os meios e as condições necessárias para uma vida digna e saudável, em harmonia com a natureza e os seus recursos.