FacebookRSS feed

Agrotec

Naïo Technologies e VARTA unem forças para revolucionar as soluções de robótica agrícola

Naïo Technologies, especialista em soluções de robótica agrícola, e a VARTA, líder em inovação e tecnologia de bateria chave, colaboram para criar uma estação de carregamento autônoma e transportável para robôs, tendo em vista oferecer soluções de robótica de alto desempenho aos agricultores. O primeiro protótipo será apresentado na FIRA 2020, que acontece de 8 a 10 de dezembro, em formato online.

OZ Naio Technologies VARTA

O objetivo desta colaboração é partilhado por ambas as empresas: fornecer soluções ponta a ponta que permitem uma estação de carregamento remota, onde não é necessária ligação à rede elétrica. Isso será possível devido às soluções solares sem fio ou regenerativas, reduzindo a interação do utilizador durante a operação. Quando os robôs ficam sem bateria, eles navegam sozinhos para os seus reboques de carregamento. Tanto a Naïo como a VARTA pretendem proporcionar aos agricultores a possibilidade de utilizarem um robô durante 24 horas sem se preocuparem com o fornecimento de energia. Esta será uma grande vantagem, especialmente durante a alta temporada de cultivo.

A VARTA vê a robótica agrícola como um mercado em crescimento emergente: «Trazer o nosso conhecimento e experiência para agrobots significa que a Naïo Technologies, como líder de mercado, pode se concentrar na sua força principal: fazer da combinação de robótica e agricultura um sucesso total. A VARTA permitirá que os robôs trabalhem de forma mais eficiente, pois a nossa solução de gestão de energia tornará o carregamento mais rápido, mais flexível e muito mais fácil, enquanto a nossa tecnologia de bateria avançada permitirá um maior desempenho», sublinha Steve Saunders, gestor de contas do Reino Unido e França da VARTA .

Duas provas de conceito foram lançadas para testar a viabilidade das soluções: a primeira integrará as baterias da VARTA em Oz, o primeiro robô da Naïo Technologies dedicado aos horticultores e já utilizado por mais de 120 agricultores. O robô tem como objetivo ter mais de 30% a mais de autonomia. A segunda prova de conceito consiste em criar uma estação de carregamento solar que pode ser usada diretamente no campo. Essas estações de carregamento de campo serão as primeiras do mundo para a robótica agrícola.

«Graças ao nosso histórico no ambiente de robótica agrícola, podemos facilmente discutir com a VARTA os desafios existentes do ponto de vista do usuário. Como para todos os nossos robôs, a nossa prioridade é oferecer aos utilizadores finais, os agricultores, uma solução fácil com o mínimo possível de restrições para as suas atividades diárias. Graças à reconhecida experiência da VARTA, estamos realmente entusiasmados em continuar a avançar nessa direção», conclui Gaëtan Severac, co-fundador da Naïo Technologies.