FacebookRSS feed

Agrotec

Modelo técnico para a produção de mirtilos

mirtiloNo âmbito do projeto Cluster dos Pequenos Frutos, está a decorrer em vários municípios do país a apresentação do Modelo Técnico para a produção de mirtilos ao ar livre nas regiões Norte e Centro de Portugal.

Trata-se de um documento elaborado no âmbito do projeto Cluster dos Pequenos Frutos com o objetivo de disponibilizar a todos os técnicos e produtores interessados um conjunto de orientações técnicas para a produção de mirtilo ao ar livre na região Norte e Centro do país. No entanto, a consulta deste documento não dispensa o aconselhamento técnico.

O Modelo Técnico para a produção de mirtilos ao ar livre nas regiões Norte e Centro de Portugal já foi apresentado nos municípios de Resende, Braga e Vila Real. Marcadas estão já as datas para

Viseu (sexta-feira, 2 de maio, pelas 14.30h, no auditório da Câmara Municipal)

- Vila Verde (10 de maio, 10h, na Sala de Atos da Biblioteca Municipal)

- Viana do Castelo (16 de maio, 14.30h, auditório da Biblioteca Municipal)

- Guarda (23 de maio, 10.30h, auditório da Quinta da Maúnça).

Pretende-se ainda que o Modelo Técnico, elaborado pela Agim, COTHN e INIAV e discutido com técnicos da fileira, seja um guia que contenha as principais orientações técnicas do que deve ser adotado para a produção em solo do mirtilo em Portugal, nas zonas Norte e Centro. Com este documento pretende-se elevar o nível do conhecimento técnico na cultura do mirtilo em Portugal e contribuir para criar o consenso possível ao nível dos princípios e orientações básicas desta cultura de modo a elevar o potencial produtivo das plantações em quantidade e qualidade das suas produções e minimizar/reparar os erros de instalação que estão a ser cometidos um pouco por todo o país.