FacebookRSS feed

Agrotec

Ministra da Agricultura expõe as suas preocupações no Conselho de Ministros da UE

Maria do Céu Albuquerque participou, através de videoconferência, no Conselho de Ministros da União Europeia Agricultura e Pescas, dedicado exclusivamente ao impacto da pandemia da Covid-19.

Agricultura

O membro do Governo com a pasta da Agricultura salientou a importância da circulação prioritária de matérias-primas e bens dentro do espaço europeu, para permitir a continuidade da produção agrícola e a oferta de bens alimentares. Para o efeito, Maria do Céu Albuquerque defendeu que, por isso, é prioritário, no imediato, dar liquidez ao setor, em particular aos mais afetados na capacidade produtiva, quer por falta de fatores de produção, como o trabalho, quer por falta de escoamento.

A ministra da Agricultura afirmou que, para garantir a liquidez financeira necessária, devem ser implementadas medidas como a flexibilização de compromissos e obrigações decorrentes dos Programas de Desenvolvimento Rural, dos Pagamentos Diretos e da Organização Comum de Mercados (OCM) única, a simplificação dos procedimentos e exigências de controlo da Política Agrícola Comum (PAC) e a abertura de medidas excecionais, previstas nos regulamentos, para setores com dificuldades de comercialização.

Ainda neste âmbito, Maria do Céu Albuquerque destacou a importância da necessidade de os Estados-Membros anteciparem os pagamentos diretos antes de 16 de outubro de 2020.

Estas propostas eram já do conhecimento do Comissário da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Janusz Wojciechowski, em carta enviada pela ministra da Agricultura, no passado dia 24 de março.