FacebookRSS feed

Agrotec

Milhares de agricultores desfilam em Paris para pressionar mudanças na PAC

Milhares de agricultores franceses marcharam ontem em Paris com as atenções postas nas negociações da Política Agrícola Comum (PAC).

Os manifestantes levaram para a capital de França cavalos, vacas, ovelhas, porcos e outros animais, numa marcha que contou com mais de 11 mil pessoas, de acordo com a organização, e seis mil segundo as contas da polícia.

À cabeça da marcha, organizada pela Fédération Nationale des Syndicats d’Exploitants d’Agricoles (FNSEA, a maior organização de profissionais do sector em França) e pelos Jeunes Agriculteurs (JA), um cartaz resumia as principais reivindicações.

Aí, podiam ler-se mensagens como “preço do leite: a grande distribuição prejudica-nos”, “sem agricultura não há alimentação” ou “a agricultura não é deslocalizável”. O protesto acontece quando há uma confrontação entre os agricultores e o ministro do sector, Stéphane Le Foll, a quem o presidente da FNSEA, Xavier Beulin, tem criticado por se preocupar mais com os problemas do Partido Socialista do que com o sector.

Os agricultores também querem fazer pressão sobre as negociações da PAC, em que Le Foll disse querer conseguir uma mudança nos subsídios em favor dos agricultores e em detrimento de grandes explorações de cereais, que em sua opinião beneficiam mais das ajudas.

O Conselho de Ministros da Agricultura da União Europeia reúne-se esta semana, a 24 e 25 de Junho.

Fonte:  Lusa (via Agroportal)