FacebookRSS feed

Agrotec

Mercosul perto de fechar Acordo de Livre Comércio com UE

mercosurArgentina, Brasil, Paraguai e Uruguai, países membros do Mercosul, estão próximos de alcançar um acordo sobre a proposta de acesso ao mercado a apresentar à União Europeia para negociar o Acordo de Livre Comércio.

Uma das questões que Mercosul pretende colocar na mesa de negociação coma União Europeia é a abertura de 87 por cento das tarifas, isto graças ao facto da Argentina ter flexibilizado a sua posição em setores como o do leite, trigo e automóveis e, segundo fontes do Ministério de Assuntos Exteriores do Brasil não se descarta chegar aos 90 por cento.

Entre os produtos incluídos na redução de tarifas estão as carnes, frutas, hortícolas, trigo, lacticínios, vinhos, automóveis e eletrodomésticos, entre outros. Depois de encerrada por completo a oferta, será o momento de intercâmbio das propostas com a Europa, que também deverá chegar aos 90 por cento e incluir o sector agro-pecuário, que historicamente foi o motivo de travão da negociação.

As negociações entre a União Europeia e os países do Mercosul foram retomadas em maio de 2010, durante a presidência espanhola, depois de uma interrupção em 2004 por falta de acordo entre as partes.

Numa reunião celebrada me Bruxelas no passado dia 21 de Março para avaliar o processo, o Mercosul e a União Europeia acordaram continuar com as negociações, embora não tenham estabelecido uma data para o intercâmbio de ofertas.

Fonte: Agrodigital (via Confagri)