FacebookRSS feed

Agrotec

Mais de 3.000 furtos registados este ano nas explorações agrícolas francesas

explorationDesde que se iniciou 2014, registaram-se mais de 3000 furtos nas explorações agrárias francesas. Combustível, animais e equipamentos são os maiores alvos. Para além do elevado numero, o que também preocupa a comunidade agrícola francesa é a tendência. Os furtos aumentaram 8,4% relativamente ao ano anterior.

Por este motivo, e para fazer frente à situação, França conta com um plano de ação de luta contra o roubo nas explorações agrárias, que se fortaleceu em fevereiro passado, quando Manuel Valls era Ministro do Interior.

O Plano conta com três eixos principais: a execução dos planos departamentais dedicados à segurança da exploração para desenvolver diagnósticos locais de prevenção e intervenção; o desenvolvimento dos meios específicos de investigação sobre organizações criminosas, incluidas num plano internacional e, por último, a implementação de novos sistemas e procedimentos de informação e comunicação para simplicar a interação com o mundo agrícola.

Os serviços da polícia contam com um sistema de polícias destacados (dois por esquadra) para proporcionar uma resposta rápida e próxima. Também se mobilizou para o combate os serviços de investigação e ciência policiais.

Ler aqui.