FacebookRSS feed

Agrotec

Mais de 100 alimentos argentinos em perigo de desaparecimento

argentinaNa Argentina existem pelo menos 110 produtos agroalimentares que estão em perigo de extinção, que podem trazer consequências não só no desaparecimento de recursos alimentares e económicos, mas também de uma parte importante da cultura de diferentes povos em diferentes regiões daquele país. A chamada de atenção surgiu por parte de um grupo de docentes da Faculdade de Agronomia da UBA (FAUBA) que integra a comissão nacional da Arca do Gosto, da associação SlowFood.

Tratam-se de produtos tradicionais gerados em economias regionais, muitas vezes por pequenos produtores que habitualmente têm grandes dificuldades para chegar ao mercado em condições de comércio justo.

O grupo de investigação começou a colaborar com o Slow Food há três anos, identificando 10 alimentos locais em perigo de extinção, desde legumes a um tipo de mel. A partir deste trabalho os produtos foram incluídos no catálogo internacional de Arca, que até então continha poucos elementos da Argentina.

Recentemente identificaram-se novos produtos em vias de desaparecer: três frutas nativas da província argentina de Misiones que, apesar de apresentarem vantagens do ponto de vista de desenvolvimento social, diversidade ambiental e da nutrição humana, tem limitações comerciais que as colocam perto do desaparecimento no mercado argentino.

Ler aqui.