FacebookRSS feed

Agrotec

Madeira: Produção de limão tem vindo a crescer e atingiu as 1.242 toneladas em 2012

A produção de limão tem vindo a crescer nos últimos anos na Região, tendo, o ano passado, atingido as 1.242 toneladas.

limõesO número foi avançado ontem pelo Director Regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural da Madeira, na abertura da XII Exposição Regional do limão, que decorreu este fim de semana na Freguesia da Ilha, Concelho de Santana. Segundo revelou Bernardo Araújo, em 2012 foram contabilizados 720 produtores, 81 hectares de área de produção e 1.242 toneladas, com um valor de 1.055.000 euros.

Comparativamente há 10 anos atrás, verificou-se um aumento de 50 por cento na produção. Por outro lado, o valor da produção subiu 86 por cento, passado dos 568 mil euros há 10 anos, para os referidos 1.055.000 euros actuais.

O Director Regional da Agricultura adiantou, por outro lado, que há uma maior área de plantações, sendo que de 2011 para 2012 passou-se de 78 hectares para 81. Embora este ano ainda não haja números relativos à produção, o responsável disse que perspectiva-se que este ano seja «pelo menos tão bom» quanto o transacto.

Também ao nível da produção biológica tem havido um crescimento. Enquanto que em 2011 havia oito produtores biológicos, o ano passado existiam nove. Neste momento, avançou Bernardo Araújo, existem «seis ou sete» projectos em análise para conversão de explorações, pelo que se prevê um acréscimo de produção nos próximos tempos. Refira-se que o preço é um factor que estimula a produção biológica, já que é sensivelmente 50 por cento superior ao da produção convencional.

Outro dado importante prende-se com o facto de a importação de limão ter decrescido. De acordo com o governante, nos últimos cinco anos registou-se uma redução de 32 por cento nas importações, passando de 528 toneladas para 359.

Por seu turno, o presidente da Casa do Povo da Ilha, entidade que organiza o certame, sustentou que este é um evento onde é enaltecido o trabalho dos agricultores locais e onde é realçada a importância do limão na actividade agrícola local.

Além disso, António Trindade referiu que esta é uma forma de dinamizar e divulgar aquela freguesia, tornando-a menos pacata e mais animada nestes dois dias.

Fonte:  Jornal da Madeira (via Agroportal)