FacebookRSS feed

Agrotec

Lusosem apresenta os resultados do Grupo Operacional +Arroz

Lusosem apresentou os resultados do Grupo Operacional +Arroz em Dias de Campo com o Cotarroz-CC e DRAP Centro, respetivamente no Ribatejo e Mondego.

Lusosem

O principal objectivo deste projecto é encontrar soluções estruturais e sustentáveis para a resolução do problema do difícil controlo de infestantes no arroz, nomeadamente das diferentes espécies de Echinochloa spp. (milhãs).

O consórcio apresentou os resultados das três linhas de trabalho instaladas nos Campos do Cotarroz e Bico da Barca: ensaios de avaliação de programas de herbicidas de pré e pós-emergência e ensaios de avaliação de práticas culturais como a falsa-sementeira e rotação cultural – que podem contribuir para diminuir a pressão de infestantes na cultura.

O GO +Arroz, projeto de investigação aplicada visa fornecer novas ferramentas de apoio à tomada de decisão no controlo de infestantes; contribuir para uma gestão racional, integrada e sustentável das infestantes, com benefícios na produtividade e rentabilidade da cultura e redução do impacto ambiental; diminuir o risco de resistências das infestantes, possibilitando uma maior longevidade das soluções herbicidas disponíveis.