FacebookRSS feed

Agrotec

Lusomorango e Católica promovem colóquios dedicados à água, à sustentabilidade e ao território

A Lusomorango – Organização de Produtores de Pequenos Frutos, com operação na região de Odemira, e o Centro de Estudos Aplicados da Universidade Católica Portuguesa vão promover – no âmbito do programa “Visão Estratégica para o Agroalimentar – Conhecer para Decidir, Planear para Agir” iniciado em 2021 e enquadrado na realização da FACECO 2022, Feira das Atividades Culturais e Económicas do Concelho de Odemira – um conjunto de iniciativas dedicadas aos temas da Água, da Sustentabilidade e do Território.

Esta iniciativa, que decorrerá nos dias 21 e 22 de julho, e que se dedica à excelência da Agricultura realizada em Portugal, inclui dois momentos.

No dia 21 de julho (quinta-feira) terá lugar um conjunto de Visitas a empresas da região, onde pretendem dar-se a conhecer alguns exemplos das melhores práticas promovidas na atividade agrícola.

Já no dia 22 de julho (sexta-feira) terá lugar, pelas 09h30, no auditório da Sociedade Recreativa S.Teotoniense, o 4º Colóquio Hortofrutícola, uma iniciativa que pretende trazer até Odemira a análise e discussão dos temas transversais da atividade agrícola e que também impactam a região.

O 4º Colóquio Hortofrutícola reunirá um painel de especialistas na gestão do território, académicos e empresariais com o objetivo de refletir e partilhar boas práticas que evidenciem o papel que Portugal pode desempenhar a nível global e, também, os desafios que o setor agrícola enfrenta.

Três painéis – dedicados aos temas “Água – Gerir bem para melhor Proteger”, “Sustentabilidade – Recursos Naturais e Produção Agrícola” e “Território – Desafios e Oportunidades da Atividade Agrícola” – reunirão em debate entidades como a Câmara Municipal de Odemira, a Câmara Municipal de Santarém, Direção Regional de Agricultura e Pescas do Alentejo e do Algarve, a CAP, a FENAREG, a ABM – Associação de Beneficiários do Mira e o LIDL.

A crise energética e a guerra na Ucrânia, que ocorrem depois de um período altamente desafiante de pandemia, vêm colocar ainda mais em destaque a necessidade de soluções adequadas que permitam continuar a garantir à atividade agrícola a possibilidade de produzir alimentos que assegurem a alimentação fundamental à sobrevivência humana. Para que isso aconteça, é fundamental uma ação estruturada e integrada nos territórios que alie o mais sustentável e eficiente uso dos recursos existentes, com o desenvolvimento local e regional dos territórios e das suas comunidades.

O programa de atividades “Visão Estratégica para o Agroalimentar – Conhecer para decidir, Planear para agir” é uma iniciativa da Lusomorango e da Universidade Católica Portuguesa e da Lusomorango, com o apoio institucional com a CAP, PortugalFoods, Portugal Fresh, COTHN e AHSA, com o apoio do Crédito Agrícola e do Enigma – Nature & Water Hotel e a parceria de media com o Jornal Económico.