FacebookRSS feed

Agrotec

LIGNA – A Feira Internacional de Referência na Indústria da Madeira

Ligna-previewJochen Kockler, membro da Administração da Deutsche Messe AG, empresa responsável pela organização feira, afirma, para uma plateia de mais de duas centenas de pessoas, provenientes de 25 países, em alemão (com tradução simultânea para inglês), que os participantes da próxima edição da LIGNA poderão ver mais negócios internacionais, mais inovação e mais integração.

LIGNA 2015 (11. bis 15.Mai) Innovations ? Solutions ? EfficiencyA  LIGNA é a maior feira mundial da Indústria e Processamento de Madeira. Realizada a cada dois anos, irá ter a próxima edição entre os dias 11 a 15 de maio de 2015, na cidade alemã de Hannover. Para 2015, a LIGNA contará (numa área de 120.000 m2) com mais de 1500 expositores, provenientes de 40 países e espera receber mais de 90.000 habitantes.

ligna-feiraTodos os intervenientes na cadeia de valor da indústria da madeira estarão presentes: maquinaria e equipamento florestal, equipamentos para a indústria do mobiliário, carpintaria, marcenaria, bioenergia a partir da madeira, equipamentos e soluções para trabalhar com madeira sólida, soluções de gestão e tecnologia na silvicultura. O tema transversal a todas estas subáreas da indústria da madeira é o foco na promoção de uma maior eficiência e integração da produção através de tecnologia de ponta. Na LIGNA poderá presenciar linhas de produção completas em ação, como uma prova tangível de que a produção inegrada e o conceito de Indústria 4.0 estão, de facto, ao alcance.

ligna-exhibition-mapMapa da próxima edição da Feira

Os países com maior presença de expositores nesta feira são, por ordem decrescente, a Alemanha, Itália, Áustria, China, Suécia, Taiwan, Suiça, Turquia, França, Espanha e Estados Unidos. A origem dos visitantes perfila-se maioritariamente pela Europa (71%), América (14%), Ásia (9%), Austrália (3%), África (3%).

maquinas-florestais

A Fileira Florestal portuguesa tem uma orientação demarcadamente exportadora: é o 13º país com maior quota de mercado na fileira florestal da UE (2.4%), e o 22º a nível mundial. Esta fileira tem contribuído de forma muito significativa para a recuperação do saldo da Balança Comercial Portuguesa. De acordo com dados de 2011 do Instuto Nacional de Estatística, este Setor importou cerca 2.000 milhões de euros e exportou o dobro, cerca de 4.000 milhões de euros, o que perfaz um saldo francamente positivo.

Os produtos com maior orientação exportadora são “Pasta de Papel, Papel e Cartão” (52%), Cortiça (19%), Madeira (13%) e Mobiliário de Madeira (11%). O peso da Fileira Florestal protuguesa no total das exportações portuguesas é de aproximadamente (10%). Os principais destinos das exportações são a Espanha (25%), a França (14,9%) e a Alemanha (10,5%).

Para mais informações acerca da LIGNA, clique aqui, ou aceda a www.ligna.de/home.