FacebookRSS feed

Agrotec

Leite: Maior oferta leva a redução dos preços mundiais

leite[1]Os actuais movimentos de preços mundiais dos lacticínios estão vinculados à situação de oferta de leite nas zonas de grande produção.

As perspectivas optimistas para a próxima campanha na Nova Zelândia em conjunto com as elevadas existências nos Estados Unidos provocaram uma descida no preço do leite depois de diversos meses de contínuos aumentos, de acordo com as estimativas do Conselho de Lacticínios do Reino Unido.

Nos Estados Unidos, os preços da manteiga diminuíram cerca de 6,5 por cento entre Maio e Junho, devido à abundância de stocks. Na Oceânia, os preços da manteiga também caíram, com um valor em Junho cerca de 4,1 por cento inferior ao mês anterior, apesar dos preços se manterem 38 por cento acima do período homólogo do ano passado.

Esta redução nos preços da manteiga é consequência de um reequilíbrio do mercado depois de uma subida dos preços em 33 por cento entre Fevereiro e Abril, assim como pela menor procura. Em relação ao leite em pó verificou-se uma redução em Junho e na Oceânia, os preços do leite em pó desnatado e leite inteiro em pó também diminuíram em 7,7 e 6,8 por cento, respectivamente.

Fonte: Agrodigital (via Confagri)