FacebookRSS feed

Agrotec

Lançamento de bioestimulante inovador à base de algas marinhas

A Oramatech, parceria entre as empresas Umimare e Hemporama, anuncia o lançamento do GRASCO, um novo bioestimulante agrícola sustentável desenvolvido em Portugal por uma equipa de especialistas liderada pelos professores Leonel Pereira (Coordenador do Laboratório de algas marinhas e do Marefoz, Departamento de Ciências da Vida, MARE, Universidade de Coimbra) e Kiril Bahcevandziev (Escola Agrária de Coimbra), com parcial apoio do Projeto Interreg NASPA.

João Cotas, investigador, foi o elo de conexão entre as entidades e o principal responsável pelo desenvolvimento do produto, bem como pela Investigação e Desenvolvimento de futuros produtos desta gama de bioestimulantes e biofertilizantes. Contando ainda com o apoio das investigadoras Diana Pacheco (desenvolvimento alfa do produto e análise de variáveis) e bióloga Madalena Mendes (desenvolvimento beta e estudo das algas produzidas em aquacultura com o objetivo de identificar a alga mais adequada para aplicação no produto final), o desenvolvimento do projeto deu origem a diversas publicações científicas resultantes dos dados obtidos.

O produto final GRASCO é um bioestimulante complexo que utiliza a combinação de qualidades entre algas castanhas e vermelhas que podem ser encontradas na flora marinha portuguesa. Desenvolvido para promover a eficiência e proteção fotossintética da planta e o seu crescimento e bem-estar, torna a agricultura mais verde e sustentável sem implicar perdas económicas. O produto foi testado com sucesso em pequenos ensaios de campo em hortícolas, videiras e frutíferas, mas é passível de ser aplicado em qualquer tipo de plantas.

“Este produto inovador promete melhorar a produtividade e a qualidade das culturas agrícolas, ao mesmo tempo que reduz o impacto ambiental dos processos de produção. As algas marinhas contêm compostos bioativos que estimulam o crescimento das plantas, melhoram a absorção de nutrientes e aumentam a resistência a condições adversas, como a seca ou a salinidade.”, disse o professor Leonel Pereira.

O GRASCO oferece aos agricultores uma opção sustentável para melhorar a eficiência de culturas e contribuir para um futuro mais verde. Atualmente, estão a decorrer ensaios para a certificação do bioestimulante GRASCO pela Escola Superior Agrária de Coimbra. Este é o primeiro produto de uma proficiente parceria entre a Umimare (Start-up de aquacultura e biotecnologia marinha, responsável pelo cultivo das algas e a produção dos extratos), a Hemporama (empresa do ramo agrícola focada no cânhamo industrial), o Laboratório de Algas Marinhas (DCV, MARE) e a Escola Superior Agrária de Coimbra, esperando-se mais novidades no decorrer deste ano.