Lançado projeto europeu para ajudar os agricultores na abertura de novos mercados
O Copa-Cogeca, em conjunto com seis organizações colaboradoras, lançou o projecto Farm Inc, criado para ajudar os agricultores a comercializar melhor os seus produtos, marcas e também para aproveitar as novas oportunidades de mercado.
As empresas e explorações agrícolas têm pela frente cada vez mais desafios num contexto empresarial em mudança e uma concorrência global cada vez maior. A grande maioria das empresas agrícolas europeias, que são pequenas e médias empresas (PME), necessitam encontrar novas vias para competir com a rede e as estruturas internacionais das empresas multinacionais. Os métodos e instrumentos de comercialização inovadores podem ser um passo para apoiar as PME e aumentar os seus conhecimentos e o poder de negociação.
O mercado apresenta um enorme potencial para os produtos regionais e locais, mas constata-se uma falta de estratégias de comercialização, como por exemplo as marcas regionais, que permitem às PME responder melhor às necessidades dos consumidores no que diz respeito aos produtos locais, de primeira qualidade.
O projecto Farm Inc.vem contribuir para reforçar as PME agrícolas, mediante o desenvolvimento de instrumentos que ajudem os empresários do sector a alcançar uma melhor compreensão da necessidade em aplicar novas estratégias de comercialização, como por exemplo das marcas regionais; melhorar as capacidades e competências dos empresários agrícolas de forma a melhorarem tanto as suas marcas como a comercialização dos seus produtos e, por últimos, proporcionar ajuda e apoio às empresas na abertura de novos mercados e de internacionalizar as suas actividades empresariais para ganharem competitividade no mercado global.
O projecto surge para apoiar e ajudar as PME e melhorar a qualidade e os instrumentos da educação e formação profissional no sector agrícola dos países participantes. Baseia-se numa ferramenta de formação, como uma metodologia inovadora, resultante do projeto “agricultor e orgulhoso de o ser”, lançado pelo Parlamento da Letónia. A sua finalidade consiste em melhorar as capacidades dos empresários agrícolas e proporcionar formação profissional para que sejam capazes de melhorar tanto as suas marcas como a comercialização dos produtos rurais. Desta forma, podem aproveitar as oportunidades do mercado comum da União Europeia.
Fonte: Agrodigital (via Confagri)