FacebookRSS feed

Agrotec

Lacticínios portugueses à conquista da China

Dairy productsO Secretário de Estado português da Alimentação e Inovação Agro-alimentar, Nuno Vieira e Brito, visitará a China na próxima semana, acompanhado por um grupo de produtores de lacticínios, disse à agência Lusa fonte diplomática.

Será a segunda visita de Vieira e Brito à China em apenas dois meses e ocorre na sequência do acordo sobre a exportação de lacticínios portugueses, assinado a 21 de Maio passado, em Lisboa, pelos governos dos dois países.

«O dossier está desbloqueado», salientou a mesma fonte acerca da possibilidade de Portugal começar a exportar leite e queijos para a China.

Há um ano, em Pequim, o ministro português dos Negócios Estrangeiros, Paulo Portas, anunciou que Portugal entregou às autoridades os dossiers técnicos para poder exportar para a China carne de porco, enchidos, lacticínios e cavalos lusitanos, admitindo que o processo de certificação estivesse concluído em 2013.

«Continua a ser um assunto prioritário», disse Vieira e Brito quando se deslocou à capital chinesa no dia nove de Maio passado, mas, alertou, «os dossiers não serão todos aprovados ao mesmo tempo».

Fonte:  Lusa (via Agroportal)