FacebookRSS feed

Agrotec

LABORATÓRIO 2013 DO CENTRO DE FRUTOLOGIA COMPAL PROMOVE DEBATE EM TORNO DO SETOR FRUTÍCOLA

Arrancou ontem o Laboratório 2013 do Centro de Frutologia Compal, uma iniciativa de Investigação inédita em Portugal que reuniu alguns dos principais stakeholders do setor frutícola para debater o atual estado do setor em Portugal.

A iniciativa contou com a presença do Secretário de Estado da Alimentação e da Investigação Agroalimentar, o Professor Doutor Nuno Vieira e Brito, e consistiu na realização de uma sessão de trabalho em formato Think Tank sobre o tema “Inovação ao longo da cadeia de valor no setor frutícola”.

O Laboratório assume-se como um modelo de Investigação que fomenta o debate em torno do setor frutícola português para construir propostas que possam vir a ser desenvolvidas em futuras iniciativas do Centro de Frutologia Compal.

Os objetivos desta iniciativa passaram por fomentar o debate e a colaboração entre entidades para, partindo da identificação de necessidades sentidas ao longo da cadeia de valor, apresentar e propor soluções que estimulem a inovação no setor.

A Comissão Consultiva do Centro de Frutologia Compal, constituída por entidades de maior relevo na área da agricultura, nutrição e inovação a nível nacional, nas vertentes académica, associativa, científica e tecnológica, reuniu com a Comissão de Gestão numa primeira sessão que se revelou frutífera. A Comissão Consultiva é composta pela Associação dos Jovens Agricultores de Portugal, Associação Portuguesa de Nutricionistas, Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas e do Crédito Agrícola de Portugal, Centro Operativo e Tecnológico Hortofrutícola Nacional, Direção Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural, Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária e Instituto Superior de Agronomia da Universidade Técnica de Lisboa.