FacebookRSS feed

Agrotec

Kimitec pesquisa uma solução natural para o fogo bacteriano

A União Europeia selecionou a Kimitec e o seu Centro de Pesquisa MAAVi Innovation Center para desenvolver o PhageFire, um biopesticida natural para prevenir e tratar o fogo bacteriano.

Fogo bacteriano Kimitec

Esta é uma doença causada pela destrutiva bactéria Erwinia amylovora, que afeta diferentes espécies de plantas da família Rosaceae, que são as que têm maior importância agrícola no grupo das árvores frutíferas de semente, como a maçã, a pêra, o mirtilo ou a nêspera.

Esta doença não tem cura e, até hoje, também não existem produtos totalmente eficazes (nem agroquímicos, nem naturais) para controlar as infecções causadas pela Erwinia amylovora. A situação é crítica, pois é preciso somente um único surto grave dessa bactéria para interromper a produção de uma região durante vários anos.

Durante as epidemias de fogo bacteriano, as despesas de erradicação, inspeção, perda de frutos e tratamento químico que os agricultores assumem, chegam a mais de 110 milhões de dólares por ano nos Estados Unidos. Com o projeto H2020, o PhageFire, a Kimitec quer desenvolver o primeiro biopesticida para tratar o fogo bacteriano, com base em bacteriófagos.

Em agosto de 2020 começa uma trajetória de pesquisa que durará cerca de 3 anos. Uma viagem apaixonante que a Kimitec vai percorrer juntamente com os seus parceiros do projecto PhageFire: a associação de produtores de pêras do Rincón de Soto, de La Rioja; o centro de biotecnologia especializado na produção, autorização e comercialização de pesticidas à base de bacteriófagos Enviroinvest da Hungria; e o ZHAW, centro de pesquisa de primeira ordem em fagoterapia da Universidade de Ciências aplicadas de Zurique, Suíça.