FacebookRSS feed

Agrotec

IX Congresso Nacional do Milho: “Há um potencial enorme desaproveitado na agricultura portuguesa”

“Os novos desafios que se colocam à agricultura” foram um dos temas que marcaram o primeiro dia do IX Congresso Nacional do Milho, que conta com a presença de mais de 600 participantes que fazem deste encontro um dos principais fóruns de discussão em torno do milho, uma das mais competitivas culturas de regadio.

Promovido pela ANPROMIS – Associação Nacional dos Produtores de Milho e Sorgo este é um evento que ano após ano tem revelado a dinâmica desta fileira, com elevados índices de participação dos diferentes agentes da fileira – produtores nacionais, empresas que comercializam factores de produção, altos dirigentes do ministério da Agricultura e industriais do sector agro-alimentar.

Num ambiente marcado pelo optimismo gerado pelos bons resultados obtidos na última campanha, o economista João Salgueiro marcou presença reforçando a ideia de que a alternativa às políticas de austeridade passam pela adopção de modelos económicos que promovam o investimento produtivo uma vez que existe «um enorme potencial desaproveitado na agricultura».

Esta é também uma opinião partilhada por Luis Vasconcellos e Souza, que vê nas culturas de regadio um importante motor de crescimento e competitividade para a economia nacional. «Apesar dos bons resultados obtidos na passada campanha, é importante não esquecer que continuamos com sérias carências no que toca ao auto-abastecimento em cereais. Hoje mais do que nunca, e tendo em conta o enorme potencial de novas áreas de regadio como as que vêm surgindo em torno do Alqueva, importa criar condições para que esta seja uma cultura que contribua de forma significativa para o imprescindível aumento do nosso grau de auto-abastecimento e do Produto Agrícola Bruto» acrescenta o presidente da Anpromis.

O dia de hoje é dedicado a temas como o regadio enquanto factor de competitividade da agricultura portuguesa, a evolução do mercado mundial de cereais nos próximos anos e a PAC pós-2013, painel que conta com a participação de Isabel García Tejerina, Secretária Geral do Ministério da Agricultura Espanhol. Para retomar o tema dos desafios que se colocam à agricultura portuguesa nas próximas décadas estarão presentes as principais personalidades que ditaram a política agrícola nos últimos 30 anos: Álvaro Barreto, Arlindo Cunha, Fernando Gomes da Silva, Luís Capoulas Santos, Armando Sevinate Pinto, Carlos Costa Neves e António Serrano, antigos detentores da pasta da agricultura juntam-se a Assunção Cristas, actual Ministra da Agricultura, para debaterem o futuro da agricultura em Portugal.

É ainda no âmbito do IX Congresso Nacional do Milho que a Anpromis assinala ainda o 25.º aniversário que segundo Luis Vasconcellos e Souza, «é um marco que não poderia deixar de ser assinalado. A história do milho em Portugal é uma história de sucesso por isso faz todo o sentido esta comemoração porque notamos que através do sector do milho tem havido um verdadeiro desenvolvimento sustentado da agricultura portuguesa. É uma cultura que representa mais de 150 mil hectares e num país com uma área s semeada que não chega aos 600.000 hectares.»

Fonte:  MUITICOM (via Agroportal)