FacebookRSS feed

Agrotec

Itinerário cultural promove património de Vidigueira associado à cultura do vinho

Os turistas vão poder “desvendar” o património do concelho alentejano de Vidigueira associado à cultura do vinho, através de um itinerário cultural, que inclui atividades como a participação em vindimas, passeios por vinhas e provas de vinhos.

O itinerário “Da Vinha de S. Cucufate” foi criado pela autarquia no âmbito da iniciativa “Vidigueira Cidade do Vinho 2013″ e vai integrar a rede de itinerários “Os Caminhos de Vinha na Europa”, da Associação Internacional Iter Vitis, disse hoje à agência Lusa o presidente do município, Manuel Narra.

Através do itinerário, explicou, a autarquia quer promover “as potencialidades das riquezas históricas e patrimoniais” de Vidigueira associadas à cultura da vinha e à produção de vinho e, desta forma, “potenciar” o enoturismo e “atrair” turistas” ao concelho para as visitar e conhecer.

Além das “riquezas” associadas ao “mundo do vinho”, o itinerário, a partir das ruínas romanas de S. Cucufate, consideradas um dos grandes atrativos turísticos de Vidigueira, agrega outras potencialidades do concelho, como o património natural e arquitetónico, a gastronomia e o azeite, disse o autarca.

Segundo Manuel Narra, o itinerário cultural, gerido pela autarquia e que inclui várias propostas de programas de atividades “à medida do cliente”, apresenta-se como uma “sugestão para passar um dia” no concelho de Vidigueira, “desvendando a cultura e a tradição das gentes” locais.

Participação em vindimas, passeios pedestres por vinhas, oficinas de iniciação à prova de vinhos, visitas guiadas a monumentos, ao museu municipal e a adegas típicas e refeições em restaurantes tradicionais são algumas das atividades dos programas propostos.

Segundo a autarquia, o concelho, ligado à cultura da vinha e à produção de vinho desde a época romana, integrado na sub-região vitivinícola de Vidigueira, mantém “rituais e práticas, que, ao longo de centenas de anos, influenciaram, de forma inequívoca, a paisagem, o património, a arquitetura e a cultura” das gentes locais.

O itinerário cultural vai ser apresentado na sexta-feira, a partir das 10:00, no auditório das ruínas romanas de S. Cucufate, no âmbito do 1.º Encontro Europeu Iter Vitis, também a primeira edição do evento “Prazeres do Vinho”.

Integrado na programação de “Vidigueira Cidade do Vinho 2013″, o encontro, organizado pela autarquia, vai decorrer entre sexta-feira e o próximo dia 14, com iniciativas no recinto das piscinas municipais e no auditório do Centro Multifacetado de Novas Tecnologias de Vidigueira.

Prova e venda de vinhos de produtores do concelho e de outras regiões de Portugal e da Europa, gastronomia, espetáculos de música e teatro, a Gala Rainha das Vindimas de Portugal e o colóquio internacional sobre “Vinho, Paisagem e Desenvolvimento Turístico” integram o programa do encontro.

Fonte: Lusa (via Confagri)