FacebookRSS feed

Agrotec

IST é membro de projeto internacional de avaliação ambiental das explorações agrícolas

agricultura_gr-640x360O projeto Agridiag visa implementar, no ensino profissional agrícola, um módulo de ensino baseado no “Dialecte“, que está disponível gratuitamente (sendo apenas necessária o registo do utilizador) em francês, português, castelhano, inglês, alemão, italiano, romeno e húngaro e conta atualmente, na sua base de dados, com mais de 1000 explorações agrícolas de todos estes países. Além da avaliação do desempenho ambiental de cada exploração, a base de dados permite a comparação entre o desempenho das explorações em vários temas ambientais.

O projecto “Agridiag” (http://agridiag.szie.hu/?q=en) resulta de uma parceria entre entidades húngaras, francesas e portuguesas, entre as quais o IST, e é financiado pelo Programa Aprendizagem ao Longo da Vida da União Europeia (projecto n.° 12/0034-L/4850).

Tem a duração de 2 anos (terminando em Novembro de 2014) e, a partir das experiências francesa e portuguesa, visa a acreditação, no ensino profissional húngaro, de um módulo de ensino baseado na ferramenta “online” gratuita de diagnóstico ambiental de explorações agrícolas “Dialecte” (http://dialecte.solagro.org/?lang=4). Este módulo de ensino foi já testado entre abril e junho deste ano em ações de formação-piloto com professores de escolas profissionais e consultores agrícolas em Portugal e na Hungria.

As tarefas do Instituto Superior Técnico no projeto são o diagnóstico das necessidades de adaptação da ferramenta (já traduzida em português pelo IST) à realidade da agricultura portuguesa, a produção de um módulo de ensino baseado na mesma para Portugal, que se encontra em fase de finalização, o seu teste em ações de formação-piloto em Portugal, algo que já foi efetuado, e a transferência da experiência obtida com este teste aos parceiros húngaros.