FacebookRSS feed

Agrotec

Investimento de 600 mil euros no novo Laboratório de Solos de Vila Real

A Universidade de Vila Real inaugura no dia 13 o novo Laboratório de Solos e Plantas, que representa um investimento de 600 mil euros na modernização do equipamento e no aumento da qualidade e capacidade de resposta.

João Coutinho, vice-reitor e responsável por este laboratório, disse à agência Lusa que a unidade se destina a prestar serviços à agricultura para efeitos de correctas fertilizações dos solos, e visa ainda apoiar a investigação.

É um serviço prestado desde 1979, ainda na altura do então Instituto Politécnico de Vila Real, mas que foi agora reestruturado e reequipado. «O que este laboratório tem de novo relativamente ao que existia é que nós estamos a caminhar no sentido da automação e da robotização, de modo a aumentar a eficiência do laboratório e diminuir prazos de resposta e manter o rigor e a qualidade das análises», salientou.

De acordo com o responsável, o valor do investimento ronda os 600 mil euros, apoiados por fundos comunitários através do programa operacional ON.2. Antes das obras, esta unidade analisava cerca de 10 mil amostras de solo e três mil amostras de plantas por ano.

Para ler aqui.