FacebookRSS feed

Agrotec

Investigação, Consumo Interno e Qualidade são fatores-chave para o sucesso do setor agrícola português

Oradores PainelUma maior ligação entre investigação e setor agrícola, a aposta no consumo interno e a qualidade dos produtos são vistos como os principais fatores para o sucesso do setor agrícola português, na Conferência e debate dedicados ao setor promovida pela APGEI.

A Conferência realizada na APGEI – Associação Portuguesa de Gestão e Engenharia Industrial, no passado dia 14 de março, denominada “Uma Nova Agricultura: Roadmap para o sucesso”, reuniu personalidades de destaque do setor agrícola português. Uma das necessidades identificadas pelos oradores como fator-chave para o sucesso do setor agrícola português foi o estabelecimento de uma ligação mais estreita entre o conhecimento académico a a rede empresarial agrícola, que é visto como um fator essencial para o desenvolvimento e competitividade do setor em Portugal e onde existe ainda um caminho a percorrer. Um aspeto que gerou bastante discussão foi o “preço”: se existe a visão defendida por alguns que é imperativo Portugal tornar-se mais competitivo nesta vertente para conseguir competir com os restantes países, contrapunha-se a visão de que Portugal não tem nem deve ter características para o fazer, devendo antes apostar onde realmente consegue ser competitivo: na qualidade e na diferenciação.

Apesar de unanimemente se ter reconhecido que Portugal está no bom caminho relativamente às exportações e à Balança Comercial do Setor, indicou-se também a necessidade de se aumentar o consumo interno de produtos portugueses em detrimento da importação de produtos estrangeiros. Carlos Morais, CEO do SISAB e um dos oradores da Conferência foi mais longe, defendendo a imposição de um limite máximo de aquisição de produtos estrangeiros por parte das empresas do setor da grande distribuição.

Atualmente, assiste-se a uma mudança de paradigma na forma como a sociedade portuguesa vê a agricultura e os agricultores: existe uma crescente consciencialização para a importância deste setor e dos profissionais no tecido económico português e da seriedade e eficiência crescente do setor. E isto não acontece por acaso. Atualmente, em Portugal, produz-se mais com muito menos. Outra referência de relevo foi a constatação da importância da PAC para a garantia da estabilização de preços, da segurança, da higiene e da qualidade dos produtos alimentares europeus, que fazem hoje da Europa o Continente com o melhor sistema produtivo agrícola do mundo.

A sessão de abertura ficou a cargo do Secretário de Estado da Alimentação e Investigação Agroalimentar. Os oradores do 1º painel, sob o tema “Fatores Críticos para uma Nova Agricultura”, contou com os oradores Miguel Ribeiro, do BPI, Luís Mira da Silva, Presidente da INOVISA, Mário Abreu-Lima, Vice-Presidente da CAP e Carlos Morais, CEO do SISAB, e teve a moderação de Rui Amorim de Sousa, CEO da Cerealis. O 2º painel de oradores, “Casos de Sucesso”, contou com a moderação de José António Sarsfield Cabral, do Coselho Diretor da APGEI, e teve com intervenientes José Burnay, Presidente do Conselho de Administração da Campotec, Luis Mesquita Dias, Diretor Geral da Vitacress, Luísa Amorim, Diretora Executiva da Quinta Nova da Nossa Senhora do Carmo, Luís Folque, Presidente da Casa do Azeite e Luis Moutinho, CEO da Sonae MC – Clube de Produtores do Continente.