FacebookRSS feed

Agrotec

Inovação e estratégia para a fruticultura nacional: O Congresso Frutos 2020

A Câmara Municipal das Caldas da Rainha, entidade promotora da Frutos - Feira Nacional de Hortifruticultura, não podendo realizar este ano a sua 5ª edição, devido à situação epidemiológica que se verifica em Portugal resultado da doença Covid-19, e não querendo deixar de realizar a Frutos, optou por organizar um evento mais técnico e direcionado à produção, em particular ao setor hortofrutícola. Devido à pandemia, o congresso foi realizado online

Congresso Frutos 2020

Congresso Frutos 2020, dedicado à temática “Inovação e estratégia para a fruticultura nacional”, é um evento dedicado à fruticultura e teve como objetivo promover um espaço de apresentação, divulgação científica e tecnológica e debate, contribuindo para o lançamento de novas estratégias e maior competitividade, indispensáveis para a modernização e o desenvolvimento da fruticultura no futuro, ajudando a promover um setor agrícola mais sustentável e resiliente. 

O evento, além de contar com um painel de oradores nacionais e internacionais de reconhecido mérito, constituiu uma oportunidade única de demonstração e divulgação dos trabalhos e resultados obtidos no âmbito dos grupos operacionais, que em muito contribuem para mitigar os problemas da fruticultura e abrir caminhos para o desenvolvimento sustentável da mesma.

A receção de boas-vindas ficou a cargo de Hugo Oliveira, vereador da CMCR, José Nuno de Lacerda Fonseca, diretor da DRAPLVT, e Carmo Martins, secretária-geral do COTHN-CC.

A investigação na fruticultura

O primeiro painel foi dedicado às tecnologias de produção, tendo contado com as intervenções de Michele Lascasas Rosa (Rosagro), sobre o projeto GoFigo, uma parceria pelo figo em Torres Novas; Miguel Leão (INIAV), sobre a densidade de plantação em macieiras ‘Gala’: Implicações agronómicas e fisiológicas; Rafael Carvalho (COTHN-CC / CFE – UC), sobre o Grupo Operacional “PoliMax” – Promoção e aumento da eficiência da polinização entomófila em macieiras, pereiras e cerejeiras; e Pedro Dinis Gaspar (UBI), sobre o PrunusBOT - Sistema robótico aéreo autónomo de pulverização controlada e previsão de produção frutícola.

O segundo painel do dia foi dedicado à proteção de culturas, tendo contado com as intervenções de Piotr Sobiczewski (Research Institute of Horticulture in Skierniewice/Poland), sobre Integrated management of fire blight (Erwinia amylovora) on apple and pear – actual strategy; Joana Costa (IPN), sobre o desenvolvimento de estratégias que visem a sustentabilidade da fileira do kiwi através da criação de um produto de valor acrescentado; David Horta Lopes (UAC), sobre o projeto Fruit Fly Protect e o ensaio de diferentes armadilhas e atrativos para a monitorização e combate à mosca da asa manchada Drosophila susukii (Matsumura) (Diptera: Drosophilidae) nos Açores; Albino Bento (CIMO/IPB/CNCFS), sobre o BioPest - Estratégias integradas de luta contra pragas-chave em espécies de frutos secos: pragas associadas à castanha; e Maria Ferreira (FCT/UNL), sobre a FitoAgro: Ferramenta para recolha de informação e tomada de decisão visando a sustentabilidade e competitividade das explorações frutícolas.

O terceiro painel do dia focou-se em pós-colheita e qualidade. Ana Cristina Rodrigues (RochaCenter, A.C.E.)  apresentou as tecnologias de pós-colheita em fruticultura. Maria Paula Simões (IPCB-ESA) e Pedro Dinis Gaspar (UBI) apresentaram o projeto PrunusPÓS - Otimização de processos de armazenamento, conservação em frio, embalamento ativo e/ou inteligente, e rastreabilidade da qualidade alimentar no pós-colheita de produtos frutícolas. Já Claudia Sánchez (INIAV) apresentou o Grupo Operacional SafeApple – Avaliação do efeito de factores de pré-colheita na qualidade da maçã de Alcobaça.

O último painel do dia consistiu em apresentações sobre a Estratégia para a Fruticultura e o próximo quadro de apoio. O painel, moderado por Carmo Martins, contou com Ana Paula Carvalho, subdiretora-geral da DGAV; Luis Mesquita Dias, vice-presidente da Portugal Fresh; Eduardo Diniz, diretor-geral do GPP; Nuno Canada, presidente do INIAV e Pedro do Carmo, presidente da Comissão Parlamentar de Agricultura e Mar.

A sessão de encerramento ficou a cargo de Fernando Manuel Tinta Ferreira, presidente da CMCR, e Nuno Russo, Secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Rural.

Esta iniciativa foi organizada pela Câmara Municipal das Caldas da Rainha com o Centro Operativo Tecnológico Hortofrutícola Nacional- Centro de Competências (COTHN-CC), Instituto Nacional de Investigação Agrária (INIAV, I.P.), Direção Regional de Agricultura e Pescas de Lisboa e Vale do Tejo (DRAPLVT), Frutalvor, Centro de Gestão Agrícola de Alvorninha, Associação Nacional de Produtores de Pera Rocha (ANP), Associação dos Produtores de Maçã de Alcobaça (APMA) e em parceria com Associação Portuguesa de Horticultura (APH).

O Congresso em números

  • 4 Painéis;

  • 3 Oradores, sendo que 2 deles internacionais;

  • Comunicação oral de 10 projetos de vários Grupos Operacionais;

  • Comunicações em poster de 14 projetos dos vários Grupos Operacionais;

  • Cerca de 30 intervenientes (oradores e moderadores) no decorrer do congresso;

  • Cerca de 450 inscrições através do formulário disponibilizado no site do congresso;

  • Inscrições de vários pontos do mundo: Espanha, Brasil, Países Baixos e Estados Unidos

  • 512 Visualizações no Youtube (número em constante atualização);

  • 9 Horas de transmissão em direto.

Reveja o webinar no vídeo abaixo.