FacebookRSS feed

Agrotec

Indústria de lacticínios dos EUA regista exportações recordes

As exportações de produtos lácteos dos Estados Unidos na primeira metade do ano totalizaram um valor recorde de 3,17 bilhões US$, 16% a mais que os 2,74 US$ bilhões na primeira metade de 2012, pressionada pela maior procura global. O volume de exportação aumentou 9% em relação ao mesmo período de 2012, mas o aumento no valor das exportações também ocorreu devido aos maiores preços, disse Alan Levitt, vice-presidente de comunicações do Conselho de Exportações de Lácteos dos Estados Unidos (USDEC).

O valor das exportações manteve-se alto todos os meses na primeira metade do ano, comparado com 2012, e as exportações em volume foram somente menores em março, em cerca de 1%, disse ele.

As exportações de produtos lácteos dos Estados Unidos mantiveram-se altas em todos os setores, com queijos, leite em pó desnatado e proteína do soro do leite registrando recordes. O óleo de manteiga também manteve bem, porém não em níveis recordes.

Houve uma combinação de fatores que impulsionaram as exportações de lácteos dos Estados Unidos, mas a principal razão é a procura global sólida, embora tenha havido um declínio na produção na maioria das outras regiões exportadoras, disse ele. A região dos Estados Unidos é a única que apresenta aumento da produção e o preço está favorável, o que criou oportunidade para as exportações.

Para ler aqui.