FacebookRSS feed

Agrotec

Índice dos preços dos alimentos FAO cai pelo 3.º mês consecutivo

O índice de preços dos alimentos da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO) desceu em Julho, pelo terceiro mês consecutivo, ao baixar quase 2% em relação a Junho e 3,3% em termos homólogos.

De acordo com um comunicado da FAO, o índice de preços dos alimentos foi em média de 205,9 pontos, menos quatro pontos que o valor revisto verificado em Junho.

Esta nova descida do índice, que mede em cada mês as variações dos preços de um hipotético cesto de compras, resulta sobretudo da diminuição dos preços internacionais dos cereais, da soja e do óleo de palma.

Se bem que em menor amplitude, o custo do açúcar e dos produtos lácteos também caíram em Julho face ao mês anterior, adianta o comunicado.

Nos cereais, o índice de preços situou-se em média em 227,7 pontos, menos 3,7% que em Junho e 13% que em Julho de 2012, devido à queda do custo do milho.

O índice de preços dos óleos baixou para 191 pontos em Julho, menos 3,3% que em Junho e um mínimo dos últimos três anos, graças à grande disponibilidade das exportações, sobretudo da Argentina, do óleo de soja e a menor procura por importações do de palma pela China.

Por outro lado, o índice dos preços dos produtos lácteos cifrou-se em média em 236,3 pontos em Julho, menos 1,1% que em Junho, com um decréscimo menor que nos dois meses anteriores devido à restrição de disponibilidades da Oceânia e uma estagnação da produção de leite na Europa, América do Sul e EUA.

O índice do custo da carne em Julho atingiu uma média de 173,3 pontos, praticamente o mesmo valor que em Junho de 2013.

Os preços do açúcar caíram 1,5% de Junho para Julho, até aos 239 pontos, devido ao elevado excedente da produção registado em países como o Brasil.

Fonte:  Lusa (via Agroportal)